A metodologia de intervenção do Programa InovC+ prevê a realização de várias ações, interligadas entre si, sendo uma delas a identificação de tecnologias e necessidades de I&D+I nas empresas da Região Centro.
Nesse âmbito, a estratégia gizada passa pela disseminação de tecnologias junto de mercados nos quais se perspetive um elevado potencial de aceitação e uma efetiva transferência para a economia regional, através do estabelecimento de pontos de ligação concretos e relevantes entre as entidades que compõem a parceria InovC+ e as empresas da Região, com o intuito de potenciar as seguintes duas iniciativas:
Diagnósticos de Inovação – realização de diagnósticos de inovação em empresas para a identificação de necessidades tecnológicas potencialmente supríveis pelos centros de investigação e tecnologia dos parceiros do consórcio (i.e. transferência de tecnologia e/ou desenvolvimento de novos processos, produtos ou serviços a implementar nas empresas). Esta atividade está vocacionada para empresas que precisem de apoio na identificação das suas necessidades tecnológicas.
Desafios de I&D das empresas – as empresas da Região colocam problemas reais e/ou oportunidades para que sejam desenvolvidas soluções pelos investigadores, Centros de I&D e restante comunidade académica do consórcio. Esta atividade está vocacionada para empresas com capacidades endógenas de identificação das suas necessidades tecnológicas e desafios de I&D.
Na prática, as empresas apresentam os problemas/necessidades e oportunidades à parceria InovC+, que serão disseminados pelos parceiros do Ecossistema em função das respetivas especialidades. Após uma validação e dimensionamento do problema, estes projetos serão trabalhados por parte da comunidade académica e/ou científica cujos resultados serão depois apresentados às empresas, sem qualquer custo.
Os desafios podem ser submetidos através do seguinte formulário: